sábado, 21 de janeiro de 2012

Estados Unidos investem na área do Turismo

PELO MUNDO
Pois é!
Deu na Folha nesta sexta-feira, 20 de janeiro.
- Quem diria? A maior economia do mundo vai buscar na força do Turismo uma vitamina para sua cambaleante economia. Ameaçado por um desemprego alto, com manifestações no estilo Ocupe Wall Street pipocando nas principais cidades, e as vésperas de uma eleição difícil, o presidente Obama e sua equipe, estão investindo no Turismo. Estão apostando no potencial do Turismo para melhorar o emprego e a renda da sua população. Veja o que diz a Folha:

"O presidente Barack Obama anunciou ontem, durante discurso na Disney, na Flórida, medidas para facilitar a concessão de vistos a turistas brasileiros..........
Ele prevê ainda também maior agilidade no atendimento nos consulados, menor tempo para emissão do visto e dispensa da entrevista para brasileiros que pedem renovação de visto de não imigrante e já passaram por uma entrevista no passado.
Ele prevê ainda também maior agilidade no atendimento nos consulados, menor tempo para emissão do visto e dispensa da entrevista para brasileiros que pedem renovação de visto de não imigrante e já passaram por uma entrevista no passado.

Chineses também serão incluídos nesse programa."

"Os EUA estão abertos. Queremos dar boas-vindas aos visitantes, aos negócios e ser o destino turístico número um no mundo", disse o presidente em discurso."

 Agora, vamos fazer uma rápida viagem. Saiamos da Florida e vamos para Santo Antônio do Pinhal. - o quê estamos fazendo para melhorar o emprego e a renda da população da nossa pequena cidade?
- o quê estamos fazendo para atrair maior número de Turistas para Santo Antônio?
Pouco, muito pouco, quase nada.
Com o dolar baixo; com a Argentina, o Chile, Colômbia e México promovendo seus atrativos; com as fortes promoções das empresas aéreas; com a costa brasileira infestada de enormes transatlânticos(ociosos em seus países de origem pela crise econômica e o fora-da-estação), os brasileiros de antanho e mais os trinta milhões de emergentes, estão enchendo os aviões e os transatlânticos para conhecer lá fora.
 
"Segundo o consulado do país em São Paulo, o Brasil é o quinto país que mais envia visitantes aos EUA. A expectativa é que tenha sido 1,5 milhão em 2011, superando o recorde de 1,2 milhão de 2010.
O Departamento de Comércio dos EUA diz que os brasileiros foram os que mais gastaram no país em 2010, deixando quase US$ 6 bilhões para a economia local. "
fazer
"A indústria do turismo representa 2,7% do PIB norte-americano e respondia por 7,5 milhões de empregos em 2010."

- E nós por aqui, fizemos muito pouco. Apenas pequenas ações isoladas, por um pequeno grupo de empreendedores de SAP(anúncio de 1/2 página no Guia 04 Rodas e a contratação de uma Assessoria de Imprensa, o Pool de Pousadas e Outros Atrativos).
Um esforço de poucos abnegados empresários, mas que acabará beneficiando à toda cidade.
Santo Antônio não tem ainda números objetivos sobre o nosso desempenho e, nem sabemos o que podemos buscar de incremento.  

O quê sabemos e temos absoluta convicção, é de que a junção dos empreendedores da área Rural com os empreendedores da área da Hotelaria, Gastronomia, Artistas, Artesãos, de forma inteligente e sustentável, pode transformar a nossa Santo Antônio do Pinhal, com muito mais emprego e renda para a população.

Veja o que o Presidente Obama está fazendo lá, nos EUA que é a maior economia do mundo, e pense no que poderíamos estar fazendo aqui na nossa pequena cidade. Pense de que forma o Turismo, que é o nosso maior potencial econômico, se incentivado, poderia contribuir para a geração de empregos e melhoria da renda da nossa população. Pense??????

 
"O presidente (Obama) pediu a órgãos de governo que apresentem plano para expandir o programa Visa Waiver, que dispensa o visto a pessoas de certos países.
 Em 2011, foram processados 944.868 vistos no Brasil, um aumento de 51% ante 2010, de acordo com o consulado em São Paulo.
A projeção é que haja um crescimento de 274% no número de brasileiros até 2016 (na comparação com 2010)."





matéria de
VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK


Um comentário:

  1. O turismo é fonte de recursos ou melhor, é a pepita de oro que todo minerador quer encontrar e pode ser considerado como prioridade em investimentos e isentivos; Alem dos EUA, veja o exemplo de Dubai, sendo que em breve não terá petróleo, esta investindo em Turismo para ser o cargo chefe de recursos.

    www.santoantoniodopinhal.br.com

    ResponderExcluir