quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INTERNET E O MERCADO DE TRABALHO


Todos os dias, os funcionários da Conect recebem vários clientes solicitando os mais variados serviços, os que dizem respeito à parte física do computador bem como sua manutenção, impressões, digitações e demais serviços que podem ser acessados via internet.
A cada dia que passa, percebemos como a população independente do grau de instrução, nível social e demais parâmetros esta cada vez mais dependente da tecnologia, a “Dona Maria “ esqueceu de pagar a conta de água, vai até a Lan House tirar a segunda via, coisa que há algum tempo era  muito mais burocrático. O Sr Paulo* vem ocasionalmente à nossa loja enviar os textos á empresa que presta serviços como tradutor, Sra. Angélica* trabalha à distância e utiliza nossos serviços para fazer videoconferência, o Sr Friedrich* e estrangeiro e usa o mensageiro instantâneo para se comunicar com a família, enquanto aproveita as maravilhas da nossa Santo Antonio do Pinhal.
Eu tive o trabalho de realizar uma pequena pesquisa para saber o que meus clientes mais fazem quando utilizam os computadores da Conect:
43% tem como prioridade utilizar redes socias;
21% tem como prioridade utilizar sites de entretenimento;
19% tem como prioridade utilizar para compras;
11% tem como prioridade utilizar sites para pesquisas de vários gêneros;
9%  outros motivos.
Esses são dados da realidade que vivo atualmente no meu trabalho, no meu dia-a-dia e nas atividades que me dão lucro, mas assim como a maioria das pessoas cada uma no seu segmento procuro estar sempre atualizado no que diz respeito á  tecnologia e afins, e o mercado de trabalho exige que as pessoas sejam informadas.
Eis alguns aspectos que julgo importantes para todos os que buscam se           “ tirar proveito” desta ferramenta chamada Internet:
Upgrade
Atualização. Reciclagem. Treinamento São palavras presentes na vida de qualquer trabalhador. Tão importantes como  formação, experiência ou até competência, a atualização parece ser a chave para quem quer se manter no mercado. Para muitos, pagar cursos ou treinamento é difícil. Afirmo: na Internet é possível ter muito conhecimento, e de graça.
Novas profissões
A Internet é infinita em oportunidades.
Construir, manter e administrar tudo isso, precisa de muita gente envolvida. Web designers, programadores, fotógrafos, produtores de vídeos e áudio, redatores, técnicos em informática, especialistas em segurança, produtores dos mais diversos tipos de conteúdos, etc.
E, além das novas profissões surgindo com advento daI nternet, como o blogueiro e o analista de redes sócias que já são vista com profissões e garante o sustento de muita gente
Cursos e especializações pela internet
Cursos livres, especialização, técnicos, graduação, pós-graduação, extensão universitária, etc. É possível fazer qualquer um desses cursos sem sair de casa. Qual a vantagem disso? Pode-se estudar a hora que quiser.
Trabalho a distância
Uma vantagem que a Internet proporcionou “trabalhar a distância”. Hoje cada vez mais se fala em Home Office (escritório em casa) Quem não que trabalhar em casa?, - que tal uma loja virtual?

Empreendedorismo
È notável, por esses aspectos citados o outros não citados, que a Internet oferece uma grande oportunidade para quem deseja entrar ou se manter  no mercado de trabalho. Principalmente hoje em dia, com cada vez menos empregos com carteira assinada. Os custos trabalhistas e os riscos que corre o empregador, faz cada vez mais rarear o "emprego". O importante agora é "o trabalho". Pense "empreender", montar o seu pequeno negócio, uma pequena empresa para trabalhar por sua conta. Por exemplo, o Empreendedor Individual, EI, uma atividade legal criada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Ver: 
                   http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Outras Sugestões:
Wikipedia -       Enciclopedia Virtual
www.fgv.br  - Cursos Gratuitos
www.iped.com.br -     Cursos
www.nextgenerationcenter.com – Treinamentos oficiais da Intel
office.microsoft.com/pt-br/training -  Treinamentos oficiais da Microsoft
Na próxima semana, falarei sobre Lojas Virtuais. Como montar o seu próprio negócio usando os recursos da Internet.

Dione B. Schmidt
Conect Informática – Videolocadora
www.conect.inf.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário