quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sacolas plásticas começam a ser banidas em São Paulo

PELA CIDADE
É um tema polêmico, sabemos. .
Tem prós e contras, mas é lei, em Belo Horizonte(cidade pioneira no país), em São Paulo e em Santo Antônio(??), e entrou em vigor ontem, na capital, em 25 de janeiro, no aniversário da cidade de São Paulo. Um presente para a cidade, que vive assolada por alagamentos(parcialmente causados pelo entupimento de seus bueiros)

A Lei 496/2007 proibiu a distribuição e a venda de sacolas plásticas no comércio da capital paulista, a partir de janeiro de 2.012. Foi aprovada por 31 vereadores, com 05 votos contra e 12 abstenções. O comércio paulistano teve um bom tempo para se adaptar a nova lei que já é realidade em cidades mais avançadas do mundo inteiro, onde sacolas reutilizáveis, ou industrializadas com plástico biodegradável, substituíram aquelas mais agressivas ao meio ambiente. Ou p/sacolas reutilizáveis.
Segundo Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, as sacolinhas antigas levam em torno de 100 anos para se decompor; as biodegradáveis se decompõem em 2 anos, ou em torno de 180 dias, quando processadas em usinas de compostagem. A natureza agradece.
Essa lei, começou ontem a funcionar. O estabelecimento que não cumprir, pagará multas que vão de R$ 50 a R$ 50 milhões.
- E aqui, na nossa cidade ecológica, como é que fica?
Rememorando:
A popular "Lei  da Sacola Plástica" de autoria do nosso vereador Zé Antonio, advogado, uma lei que não saiu do papel(?), parece que agora começará a dar seus primeiros passos. Não por iniciativa do executivo e sim, pela atitude positiva, consciente, de alguns empresários pinhalenses, como o Amaral, o Negrine e o Almeida Cardoso, que a partir de 26 de janeiro, não darão mais sacolas plásticas gratuitamente em seus comércios.

A Lei é clara e não proibe o uso das famosas sacolinhas, que deverão agora ser substituídas pelas plásticas biodegradáveis, cuja resistência é a mesma, e tem como objetivo melhor preservar a natureza.

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Pinhal antecipou-se.
A  nossa"Lei  da Sacola Plástica", foi aprovada aqui em abril de 2009, mas não foi executada até 25 de janeiro p.p.(?). Assim, perdemos "o bonde da história" pela demora em adotarmos a nossa lei.
Em São Paulo, a mesma Lei da aprovada e sancionada pelo Prefeito Gilberto Kassab, no final do ano passado, já entrou em vigor na capital a partir desse dia 25 de janeiro, com perspectiva de abranger toda a região metropolitana da Grande São Paulo.

O lembrete da proibição será espalhado pelos comércios  que aderiram a execução da Lei e os consumidores, têm agora as opções de levarem as compras em caixas de papelão (distribuídas gratuitamente pelos comércios), em mochilas, sacolas retornáveis, trazidas da própria casa ou pagar pelas sacolas plásticas biodegradáveis, que em pouco tempo estarão disponibilizadas na nossa cidade, na Grande São Paulo e no país inteiro.
È questão de tempo.
O nosso Rio da Prata e toda a Natureza agradece.

3 comentários:

  1. Caro Nunes, realmente perdemos a oportunidade de ser a primeira cidade do país a abolir a Sacola plástica,mas dias melhores virão para à cidade que é pregada pela municipalidade como ecológica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo Anônimo,
    agradeço seu interesse, sua manifestação. Seriamos o primeiro pequeno município e um dos poucos municípios a legislar sobre o tema. Realmente, é um processo lento a busca da identidade de uma cidade. Uma vez definida, tende haver consistência na formulação de todas as políticas de uma cidade. È um processo. Mas a gente chega lá!
    Nunes.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Nunes,
    Reportagens como esta postada, é o combustível que me motiva continuar trabalahndo para o melhor de Santo Antonio.
    Vivi por 12 anos na Alemanha e lá, como muitos paises desenvolvidos, o hábito de reciclar inicia-se ainda na escola maternal e tem continuidade dentro do lar.
    A proposta da "Lei da Sacola Platica" era somente um "ponta-pé" inicial para uma grande campanha ambiental de concientização global que iria colocar Santo Antonio do Pinhal entre as cidades mais ecológicas deste país, gerando renda aos seus cidadãos e elevando o IDH do povo pinhalense.
    Forte abraço,
    José Antônio

    ResponderExcluir