sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EMPREENDEDORISMO


 AGRICULTURA FAMILIAR em Sto. Antônio do Pinhal

O cultivo de Orquídeas e do Shiitake, é mais um trabalho de empreendedores da cidade, da família Ywasaki, do Sítio Granja Pinheiral. Uma pequena empresa familiar, comandada pelo casal Da. Lúcia e o Sr.Antônio, auxiliados pelo filho Elói, todos de olhinhos puxados, descendentes das primeiras famílias de japoneses que chegaram em Santo Antônio a partir da década de vinte.
Eles tocam um, entre tantos outros importantes empreendimentos agrícolas na cidade, que precisam ser apoiados pelos segmentos da gastronomia, da hotelaria, do comércio, da prefeitura da cidade. e do governo do estado, numa visão de parceria.
Da. Lucia e o Sr. Antônio lutam com grande dificuldade, mas criaram os filhos e vivem dessa atividade. Dominam a técnica do cultivo, mas carecem de um apoio para profissionalizar a atividade, do ponto de vista mercadológico. E esse apoio começa, em tornar o empreendimento melhor conhecido pela própria população da cidade.
Carecem de um apoio para formatação do negócio como Agroturismo, criando melhores condições de acesso, de sinalização, de divulgação e de infraestrutura. Os Ywasaki, como dezenas e dezenas de pequenos outros agricultores da cidade, é que contribuem para dar a Santo Antônio a fisionomia rural e bucólica que ainda resiste. E essa fisionomia, é uma identidade de grande apêlo junto ao turista , o chamado Turismo Rural. A consolidação dessa identidade, será essencial para consolidarmos, num futuro próximo, a nossa imagem  como cidade ecológica, "Encantadora por Natureza", slogan bem cunhado pela Secretaria do Turismo. Slogam próprio para de uma cidade turística, que desenvolve uma agricultura sustentável, em equilíbrio com o meio-ambiente. Ainda é tempo de consolidar-se essa imagem, antes que os excessos regulatórios, inviabilizem o que ainda resta da nossa atividade no campo.


O SHIITAKE
Hoje veremos somente o cultivo do shiitake, uma atividade delicada e demorada, que exige muitos cuidados, da paciência própria dos orientais e muita dedicação. São atividades de muitas riscos. Muito sensível ao  risco ambiental, dependendo de muitas variáveis, como a temperatura, a humidade do ar, do comportamento das chuvas e pragas.
O cultivo do Shiitake no Sítio Pinheiral, é feito em blocos de substrato, que é um envólucro  contendo uma mistura de pó de serragem de madeira, e/ou resíduos agrícolas naturais, como palhas de capin, de bagaço da cana, farelo de grãos, previamente esterilizados em autoclave, processo que prescede a inoculação com o micélio do fungo, que é, como que, uma "semente" do shitake, obtido num cuidadoso trabalho laboratorial, com severo controle de contaminação.  
Feita a inoculação, os substratos são levados para câmaras de cultivo. É um ambiente fechado, com luminosidade, temperatura e humidade controlada, e rígidos cuidados com a assepsia.
Ao longo de um longo período são feitos choques térmicos. Se tudo correr bem, com todas essas variáveis, após 100 a 120 dias, colhe-se o "fruto" desse árduo trabalho, o Shiitake, presente nos pratos mais requintados de grandes cheffs de cozinha.
O Sítio Pinheiral recebe nos finais de semana dezenas de comerciantes e turistas em busca dessa iguaria.
Da. Lúcia, costuma levar os visitantes para conhecer os galpões onde a magia desse cultivo acontece. Ela explica em poucas palavras o demorado passo-a-passo do processo de produção.
 
Os comerciantes, turistas, cheffs de cozinha, ou simples consumidores, não resistem aos encantos do shiitake e da antevisão dos maravilhosos pratos que ele promete.
Pagam, sem exitar, o justo valor pedido, pois sabem que estão levando um produto fresco, recém colhido, que demandou tanto tempo e carinho para ser produzido.
Os melhores restaurantes da cidade, de Campos do Jordão, do Vale do Paraíba e de São Paulo, recorrem ao Sítio Pinheiral para se abastecer. Se você que é daçqui da cidade e ainda não conhece o trabalho da Famíla Yawasaki, não deixe de visitá-los e de indicá-los para seus amigos.

AS ORQUÍDEAS
- Ah!!!!, sobre as Orquídeas, falaremos numa próxima postagem,

A.C.N.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário