domingo, 25 de setembro de 2011

GIRO PELO BRASIL

TURISMO RURAL

Venda Nova do Imigrante, município de vinte mil habitantes, a 120km de Vitória, no Espírito Santo, é um exemplo de pioneirismo, determinação e organização.
E uma caso de sucesso em Turismo e Empreendedorismo, que deveríamos conhecer.
A cidade está sobre as montanhas, coberta de mata atlântica e tem na Pedra Azul o seu ponto mais alto. Muito procurado pelos amantes do Vôo Livre.

Tem um povo simples e acolhedor, que entendeu a importância de integrar a atividade do campo com o turismo, destacando-se hoje, como referência no Agroturismo Brasileiro. É um destino certo para quem busca descanso, tranquilidade e um íntimo contato com a natureza.




O município faz parte da "Rota do Mar e das Montanhas". É também um importante polo gastronômico do estado do Espírito Santo.
O turista aflui para Venda Nova,  para conhecer o cotidiano da vida rural, do povo da roça, que tem hoje, muitas de suas propriedades rurais abertas à visitação dos turistas, oferecendo uma enorme variedade de produtos típicos artesanais como: queijos, lingüiças, frutas(com destaque para o morango), geléias, licores e artesanato. Muitas propriedades rurais já tem até o seu próprio restaurante.
Venda Nova é um pedacinho da Itália enraizado entre as serras capixabas. Tem um povo acolhedor, que entendeu a importância de integrar a atividade do campo com o turismo, como acontece no RGS, na Itália, Portugal, França,....
Venda Nova destaca-se hoje, como referência no Agroturismo Brasileiro. Em 2.005 recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo.
                             
O trabalho familiar na agricultura e pecuária de pequeno porte, transformou a roça em um forte atrativo para as populações urbanas. Pois, os pequenos empreendedores rurais, além de produzir, transformam seus produtos, agregando valor e os comercializam. Essa verticalização no agroturismo capixaba, com forte apoio das autoridades públicas, vem gerando maior renda e criando oportunidades de emprego e fixação dos jovens no campo.
O projeto agroturístico no Espírito Santo tomou maior impulso no início dos anos de 1990, numa parceria entre o governo do estado, o Sebrae/ES, as prefeituras municipais e hotéis e pousadas da região de montanhas. Os empreendimentos foram formatados, roteiros foram estruturados para visitação dos turistas aos empreendimentos agroturísticos. Desse esforço nasceu a Associação de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur) e a Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo (Agrotures) que, em esforço conjunto, asseguraram uma alternativa de geração de trabalho para a família do pequeno produtor rural e a fixação dos jovens no campo, diminuindo o êxodo rural. Tudo aquilo que precisamos em Sto. Antônio do Pinhal.
FESTA DA POLENTA

O município, festeja neste mês de outubro, a sua "33a Festa da Polenta", um resgate dos costumes e tradições italianas. É um evento turístico que deixou de ser somente para o turista de Vitória. Atrai hoje visitantes de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e da Bahia. Conheça melhor clicando no link abaixo:
Pense no potencial desse exemplo de sucesso, e de como ele poderia nos ajudar a dar um novo impulso na Agricultura e no Turismo de Santo Antônio do Pinhal.
Comente e sugira.
ACNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário