segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Alexandre Arena - a Famíla, as Cabras e o Sucesso

PELA CIDADE

Nossa História, Nossas Cabras
Meu cunhado já freqüentava o município desde 1980 nas suas incursões pela serra nas folgas que tinha da faculdade de medicina de Taubaté e em 1996 atreveu-se a realizar um sonho antigo: comprar um sítio na Serra da Mantiqueira.
Durante muito anos fomos hospedes dele numa pequena casinha, no sito comprado no bairro do sertãozinho à beira de um córrego. Tal casinha carrega na sua construção os traços de uma época difícil do povo daqui: parcos recursos, telhado construído com madeira roliça, paredes de barro sustentada por “pedaços de arame farpado” que fazem as vezes das vigas.
Vínhamos com muita freqüência e começamos a descobrir os “segredos da serra”: ar puro, verde exuberante, água boa para beber, e muita gente boa com belas histórias para contar.
Em 2002, pensando numa melhor qualidade de vida, compramos, eu e minha esposa Claudia, um pedaço de chão, ao lado do sítio de meu cunhado e juntamos as terras, Fizemos uma casa e a freqüência das idas e vindas para Santo Antônio aumentou. E passamos a viver um novo estilo de vida, integrados à natureza.
Em março de 2010 num passeio a cavalo descompromissado com meus dois filhos: Felipe e Fernando, vi um anúncio de concurso público para fonoaudióloga em Santo Antonio.
Comentei com minha mulher, e ela se inscreveu, fez o concurso e passou em primeiro lugar: que susto, uma vaga só. e ela passou.
Em 3 meses deixou São Paulo com as crianças e aqui está. Realizou um sonho antigo de viver fora da capital e criar os filhos de uma maneira mais livre, mais saudável. As crianças, numa ótima escola, a Lumiar Internacional, integrando-se a cidade e ao mundo, numa inserção social e digital.  
Eu continuo dividido, ainda muito preso a minha rotina urbana, amparado pelas facilidades da Internet.  Mas, a minha paixão por Santo Antônio, fala mais alto.
A convivência com a terra, o amor pela natureza, e pelos bichos nos aproximou das cabras. E assim nasceu um lazer produtivo.
Um bom amigo, um alemão chamado Uwe (proprietário do Capri Alemão) aos poucos nos ensinou a arte dos queijos de cabra, do qual ainda somos aprendizes.
Aos poucos, eu e minha esposa Claudia, nos aventuramos na fabricação de queijos
artesanais elaborados a partir do leite de nossas amigas: Chiquinha, Mariazinha e Rosinha, entre outras "inhas".       

– São cabras da raça Saanen. O bode, Geraldo, faz o “trabalho” de pouco a pouco ir aumentando nosso pequeno rebanho.
Quem nos ajuda na produção dos queijos é um morador antigo de Santo Antonio e nosso secretário: Sebastião Luiz, ou "Tião Migué" como é conhecido no bairro. Ele também alimenta as cabras e cuida da saúde das "meninas".

E, devagarzinho, vamos colocando a nossa pequena produção no mercado. Já está no café da manhã de algumas pousadas, como a Pousada Villa Mantiqueira.
Nosso queijo é feito com 100% de leite de cabra, o tipo "chevre", de forma artesanal como a maioria dos queijos. Como na França. É um excepcional complemento alimentar, podendo ser consumido puro, ou fazendo parte dos mais sofisticados pratos da fina gastronomia.
O queijo de cabra tem alto teor de gordura, rico em cálcio e fósforo, rico em proteína. Estamos só começando, dedicando-nos no aprimoramento da qualidade.
Acreditamos que a nossa cidade, com o grande afluxo de turistas, tem na caprinocultura e na produção de queijos artesanais, um grande potencial para a melhoria da renda-familiar e na fixação dos jovens no campo.
Assim, a família Arena vive hoje aqui em Santo Antônio, uma cidade do "bem viver", acreditando que:
“ Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos. “                Pablo Neruda

4 comentários:

  1. Cara família Arena:

    Linda a história aqui escrita e que vcs como protagonistas, estão vivendo e deixando como herança valiosa para seus meninos.

    Ser livre, ao contrário do que muitos pensam, requer muita força e responsapabilidade. Parabéns pela jornada!

    Abs e inté,

    Fernanda e Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Queijo de cabra é de fato bom... Santo Antonio do Pinhal é sem duvida uma cidade que conquista quem a visita. Quando era criança dizia: Quero viver em uma cidade que tenha tudo. Aqui não tem tudo, mas tem tudo que precisamos para viver bem e felizes.

    www.santoantoniodopinhal.br.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Nunes, o caminho que temos que trilhar é esse!
    Abraços

    Atenciosamente
    Zildo Aparecido da Silva
    Creci:108081

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, por Santo Antonio ter um produto de qualidade , que poderá abrir suas portas para um turismo maior ,porem um outro produto ( excelente) poderá ser comercializado de forma inteligente e, para isto vou lhe enviar um Vídeo ,de uma cidade Italiana do Norte da Italia (LIGÚRIA*é uma região ) que seu nome é RECCO que é famosa não pelo seu queijo *strachino , mais pela Focaccia di Recco, como é conhecida.
    Italo Morelli

    Morelli

    ResponderExcluir