terça-feira, 6 de setembro de 2011

EMPREEDEDORISMO

Restaurante da Beth

Um caso de sucesso.
Um modelo de empreendedorismo, de persistência e dedicação;.
Há 12 anos, a Beth e o Luis começaram um pequeno negócio, um restaurante de comida caseira, na porta de sua casa, no bairro Zé da Rosa.

Inicialmente eram somente duas mesinhas do lado de fora da porta principal do pequeno lar da família Costa.
Muita luta e deficuldades. Mas, os obstáculos foram sendo vencidos, e o negócio foi crescendo "devagarzinho conforme o dinheiro dava", como diz a Beth.
Com o tempo, eram cinco mesas, "e a gente vivia apertado, lutando com dificuldades, esperando um futuro melhor, mas nunca desistimos", acrescenta o Luis.
O negócio foi prosperando na base da comida caseira servida na mesa, ou no sistema marmitex. Mas um dia, o futuro chegou.
Foi quando começaram as obras do Hotel e Pousada Botanique, no bairro dos Melos. Com a construção do empreendimento, gradualmente as entregas das marmitas dos operários foi crescendo, chegando a umas 150 unidades, duas vezes ao dia. 300 marmitex, no almoço e no jantar.
Foi um grande impulso ao negócio da família Costa.
A Beth rememora com emoção aqueles momentos de muito trabalho, mas de bom retorno financeiro. Com o movimento da clientela já formada, mais o grande volume de refeições fornecidas para o novo empreendimento hoteleiro, um novo impulso foi dado ao negócio. "....o restaurante decolou mesmo, foi com o Botanique e as obras do Dr. Ricardo Semler, o que nos permitiu sair daquele negócio pequenininho, na porta da casa, para construir esse espaço bem maior, com mais opções de pratos. Esse espaço hoje, já está pequeno", diz a Beth com orgulho.
Está pequeno, - e vocês já tem planos de expansão?, perguntamos. Ambos se entreolham e o Luis toma a palavra. "sim, estamos nos preparando para construir um deck, aqui na lateral toda, com vista para aquelas araucárias. É só sobrar um dinheirinho, que vamos construir. Mas, antes de ampliar, a Beth, está querendo fazer algumas alterações..."
É da natureza do trabalho deles. A Beth é a chefe de cozinha. É o nome dela que dá identidade à casa. "Restaurante da Beth".
Esta vocação para a cozinha vem da infância, quando ainda menininha, ajudava a mãe nos afazeres domésticos. Está no sangue, na origem mineira, nas lembranças dos pratos preparados por sua mãe e avó, com carinho à beira do fogão à lenha, quando preparou a revelia, com 11 anos, o seu primeiro jantar.
Beth, com a perspicácia dos empreendedores, está sentindo que está na hora de mudar, não só no tamanho, mas também no cardápio. Diz ela:
"a gente vem sentindo uma grande mudança no pessoal que vem prestigiando o nosso restaurante. Um traz o outro, um recomenda pro outro, e as coisas estão mudando. Neste último ano, a gente tá sentindo que não estamos mais só atendendo o pessoal aqui de perto, nossos amigos de sempre. Agora, está vindo o pessoal que mora no centro, de outros bairros da cidade. Neste último ano, estamos sentindo a vinda até dos turistas que vem pra Santo Antônio. Antigamente eram muito poucos, agora não. Quase todo o fim de semana, tem gente de fora. Já recebemos nestas mesas até artistas da Globo, estrangeiros, gente que fala outra língua".
Com a visão própria dos empreendedores, Beth fala das suas origens mineiras e do que ela vislumbra para os próximos anos. Nas mudanças no cardápio, na adequação a esses novos clientes,....
Mas isso será assunto para uma nova postagem. Beth pede um tempo para melhor elaborar o que se passa nos sonhos dela e do marido.
Vamos esperar. Parabéns para o casal.
Se você que nos lê, ainda não conhece, vá lá.
Fica no bairro Zé da Rosa, na altura do km 163, da SP 50, que leva à Campos. Entre à esquerda, passa pela Padaria Pão Nosso, entre na rua a esquerda e vai até o fim. O telefone é (12) 3666.2199. Funciona durante a semana, mas é bom ligar.
Você vai se encantar com o "clima de interior", com a simpatia do casal e a qualidade da comida.

Sucesso para o Restaurante da Beth!

2 comentários:

  1. Recomendo a todo mundo que procura por uma comida caseira de excelente qualidade, e que está procurando por simplicidade e bom gosto, o Restaurante de Beth. Ele já é referência no bairro José da Rosa, e, desde os tempos quando o Luizinho nos servia aquele franguinho na varanda de casa, até agora quando o lugar ficou bem mais ajeitado, o tratamento é o mesmo e a QUALIDADE, excepcional.

    À todos, vale também aquela passadinha pelo restaurante na época de caqui, quando os pés de caqui à beira do Restaurante estão carregadinhos e o Luizinho deixa a sobremesa ser colhida no pé... =)

    ResponderExcluir
  2. Estive lá hoje e adorei o lugar e a comida!!!
    Conheci através deste blog, a quem agradeço muito, afinal temos que fazer a nossa Santo Antonio do Pinhal cada vez melhor.
    Como disse hoje quando conversamos, visite o site de Gressoney - Itália.
    http://www.gressoneyonline.it/it/index.asp
    Abraços, Luiz Ricardo Biscardi

    ResponderExcluir